Consórcio Tapajós: Municípios começam a criar Secretarias de Proteção e Defesa Civil

 Por incentivo do Consórcio dos Municípios do Pólo de Desenvolvimento do Tapajós, os municípios de Rurópolis e Jacareacanga foram os primeiros a criar a sua Secretaria de Proteção e Defesa Civil (SEMDEC).


Segundo o coordenador Regional da Defesa Civil do Consórcio Tapajós, assistente social Miguel Neto, essa atitude dá aos municípios maior autonomia e mais celeridade na captação de informações e monitoramento das famílias que vivem nas chamadas áreas de risco.


Essas informações são agrupadas em relatórios e encaminhadas à Coordenação de Defesa Civil do Consórcio, que, por sua vez, compartilha com a Coordenação Estadual da Defesa Civil e com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), representante do órgão central do Sistema Nacional de Proteção e Defesa CivilIA Secretaria é o órgão responsável por coordenar as ações de proteção e defesa civil em todo o território nacional. Sua atuação tem o objetivo de reduzir os riscos de desastres.



“Nós sempre incentivamos os prefeitos a tomarem a iniciativa de criar o órgão municipal, no caso a Secretaria de Proteção e Defesa Civil. Essa é uma ferramenta fundamental para estreitar as relações com o governo do Estado e a União, como forma de acelerar as providências em caso de necessidade, incrementando o programa de ajuda e apoio humanitário”, enfatiza Miguel Neto.

O município de Rurópolis saiu na frente com a criação da sua Semdec, tendo como chefe da pasta o Rack França, que esteve acompanhando o encontro de Defesa Civil do Consórcio Tapajós, que aconteceu entre os dias 02 e 03 de Março, na sede do Consórcio. Rack, por sua vez, se dispor a fornecer informações e orientações básicas para o município de Jacareacanga, que também anunciou a criação da sua Semdec por ocasião do encontro. O anúncio foi feito pelo prefeito Valdo do Posto, que esteve acompanhado do vice-prefeito Valmar Kaba e de vereadores da base de apoio.



“Nós sempre acreditamos no trabalho do Consórcio Tapajós. E o resultado desse trabalho é o que torna possível minimizar o sofrimento das famílias que são afetadas por desastres naturais. Tomamos a decisão certa”, pontifica o prefeito Valdo do Posto.


Texto: Mauro Torres




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Itaituba: Trabalhador quase perde a mão em acidente com Makita

Loja de calçados é alvo de furto pela segunda vez em menos de um mês, em Itaituba