Novo Progresso: Trabalhadores morrem sufocados em silo de secadora de grãos

HOMENS FAZIAM LIMPEZA EM SILO DE ARMAZENAMENTO QUANDO PERDERAM OS SENTIDOS DEVIDO À PRESENÇA DE GÁS

Vitimas ainda dentro do Silo

O incidente que resultou em tragédia aconteceu por volta das 03h30 da madrugada desta terça-feira em uma propriedade rural a cerca de 120 kms de Novo Progresso, na região da BR-163, Sudoeste do Estado. Segundo o comando do Corpo de Bombeiros, no local está instalada uma secadora de grãos, e um silo de secagem estava sendo limpo pelos dois trabalhadores. Segundo o comandante do 7º Grupamento Bombeiro Militar (GBM), de Itaituba, major Danyel Sousa, existem regras específicas previstas nas NR33, que tratam de segurança e saúde do trabalhador quando em atividade em ambiente confinado, o que era o caso.




O comandante do 7º GBM disse que a guarnição foi informada por volta das 05 da manhã, tendo que mobilizar uma equipe de imediato. Os dois homens, identificados como Antônio  Francisco Silva Santos, 24, e Wesley Fabinei Santos Batista, 40, teriam sido dominados por um gás que é produzido a partir de material orgânico decomposto dentro do ambiente de secagem.


Outro detalhe observado pelo oficial bombeiro foi a ausência de equipamento e pessoal qualificados  para atuar em uma situação de emergência semelhante. Relatório do oficial responsável pela operação aponta que, durante o trabalho de limpeza do silo de armazenagem da colheita, a primeira vítima desmaiou minutos depois de atingir o limite inferior da edificação, a segunda vítima desceu para prestar socorro e também perdeu os sentidos. Uma terceira pessoa percebeu que a atmosfera no ambiente estaria causando os desmaios e saiu para buscar ajuda. Infelizmente, já era tarde. Os bombeiros atuaram tão somente no resgate dos corpos.


Com informações: 7º Grupamento Bombeiro Militar de Itaituba

Fonte: gt1newsofc.blogspot.com/

Comentários

  1. Infelizmente atividades como está não são levado em consideração as medidas de controle, o preparo dos profissionais pra executar, a avaliação do cenário antes da execução, utilização de multigas ou oxímetros pra fazer as medições e controle dos gás ou tipos encontrado no local, enquanto isso e muito mais não ter valor, vai ter mais vítimas, infelizmente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Consórcio Tapajós: Municípios começam a criar Secretarias de Proteção e Defesa Civil

Itaituba: Trabalhador quase perde a mão em acidente com Makita

Loja de calçados é alvo de furto pela segunda vez em menos de um mês, em Itaituba